Preciso de uma nutricionista para abrir um restaurante?

Certamente ao pensar em abrir um restaurante ou serviço de alimentação, a pessoa já se fez essa pergunta. E a resposta é NÃO, de uma nutricionista para cuidar das questões sanitárias obrigatoriamente não. Mas leia até o final para você entender bem o contexto dessa resposta.

Primeiramente temos que pensar que não é apenas o profissional de nutrição que pode exercer atividades relacionadas à segurança dos alimentos, ou seja, questões relacionadas à vigilância sanitária e processos de boas práticas de fabricação. Eu, por exemplo, sou Engenheira de Alimentos e atuo nesse seguimento, e atuam ainda nesse setor além dos nutricionistas e engenheiros de alimentos, os médicos veterinários, os biólogos, os biomédicos e os tecnólogos em alimentos.

Uma outra questão a ser levada em consideração é a legislação do seu município e/ou Estado. Essas legislações trarão se é obrigatório o seu restaurante ou serviço de alimentação possuir ou não um responsável técnico legalmente habilitado, ou seja, um RT que responda pela segurança dos alimentos e processos do seu restaurante. Aqui em São Paulo, por exemplo (cidade e Estado), para os CNAEs mais comuns de serviço de alimentação, como Restaurantes e Similares, Lanchonetes, Casas de Chá, de Sucos e Similares e Comércio Varejista de Alimentos, sendo a empresa ME, EPP ou optante pelo regime de tributação Simples Nacional, não faz-se necessário ter um responsável técnico legalmente habilitado, ou seja, não precisa de um profissional RT. Nesses casos o próprio dono do estabelecimento ou gerente faz um curso de boas práticas exigido pelas legislações sanitárias e assume esse papel.

Porém, aqui reforço que isso não significa que esses estabelecimentos não devam cumprir as boas práticas, muito pelo contrário, todos os requisitos das legislações sanitárias devem ser implementados e ai que entra o entendimento da situação: em meio de tantas demandas, será que o dono desse restaurante ou gerente, vai conseguir também cuidar da segurança de alimentos implementando as boas práticas, treinando os funcionários, inspecionando o estabelecimento, propondo correções e ações corretivas, cuidar de toda a documentação da qualidade, elaborar e implementar o Manual de Boas Práticas e todos os POPs? Provavelmente não, é muito trabalho além das outras questões que envolvem a gestão de um restaurante. E então é aqui que entra a contratação de um profissional ou de uma empresa. A consultoria ou a assessoria em segurança de alimentos é um ótimo caminho para auxiliar os gestores do restaurante a garantir a segurança dos alimentos. Haverá um profissional ou uma empresa com profissionais que terão a função por meio da consultoria ou da assessoria de estabelecer e implementar as boas práticas de fabricação na unidade, conduzindo os funcionários para as melhores práticas, propondo soluções, realizando treinamentos, trazendo correções e ações corretivas e cuidando da documentação da qualidade, inclusive elaborando e implementando o Manual de Boas Práticas e os POPs.

Então ao abrir seu serviço de alimentação, verifique na vigilância sanitária do seu município ou Estado se o CNAE ou porte da sua empresa exigem um RT legalmente habilitado e caso não seja necessário, não hesite em buscar a ajuda de um profissional, seja um profissional liberal ou uma empresa especializada, para te auxiliar com a segurança de alimentos. Lembre-se que esse tema é sério e dele depende o sucesso do seu negócio!

E conte com a Intègre para te auxiliar nesse caminho. Temos diversos produtos para garantir a segurança de alimentos do seu estabelecimento!

Com carinho,

Daniele Parra – Eng.ª De Alimentos e sócia da Intègre Consultoria em Alimentos